quarta-feira, 15 de julho de 2009

borrelia-de-lyme.jpg

Esta é a primeira imagem tridimensional da bactéria causadora da borreliose de Lyme, uma erupção cutânea transmitida pela picada de carrapatos. Mas, além de problemas dermatológicos, esta bactéria está também envolvida em inflamações nas juntas e no sistema nervoso.

A imagem inédita foi possível graças a um microscópio de última geração, chamado tomógrafo crioeletrônico. Ele permite a captura de imagens em três dimensões. A pesquisa foi desenvolvida pela equipe do professor Reinhard Wallich, da Universidade de Heidelberg, na Alemanha.

O microscópio 3D dispensa o pré-tratamento químico da amostra biológica, que geralmente modifica sua estrutura. Para garantir a manutenção no melhor nível possível de suas condições internas, a amostra deve ser congelada instantaneamente, mergulhada em um ambiente criogênico.

As Borrelias são espiroquetas, como as bactérias causadoras da sífilis. Os cientistas acreditam que sua capacidade de movimentação - graças ao seu formato, à sua flexibilidade e à presença de flagelos complexos - é a grande responsável pela alta capacidade dessas bactérias em evadir-se do sistema imunológico humano. Com as novas imagens, os pesquisadores esperam ter novas informações a seu respeito e verificar essas hipóteses.


12 comentários:

  1. adoramos o seu blogger muito caprichado e lindo conbinando tudo as cores um abraço das Garotas da ciências.

    ResponderExcluir
  2. falta fotos mais ficou show...
    xauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu...

    ResponderExcluir
  3. Nossa gostamos do trabalho..
    Parabéns pelo blog..
    Sabrina e Daiane..

    ResponderExcluir
  4. As bactérias...
    Que legal aprender mais sobre elas

    ResponderExcluir
  5. fico muito bom o trabalho de vocês fico muito otimo!
    parabéns!

    ResponderExcluir
  6. O TRABALHO FICOU MUITO LEGAL MENINAS,SUAS CRIATIVIDADES,FOTOS FICARAM BEM LEGAIS.

    ResponderExcluir
  7. Legal parabens um ótimo assunto..
    beijos!!!
    Alunas da Machado de Assis...

    ResponderExcluir
  8. Beleza gente? Estou seguindo este blog por considerar seu conteúdo interessante, então parabéns pelo trabalho que está sendo desenvolvido aqui.
    Gostaria de convidar as pessoas que sejam colaboradoras deste blog ou que apenas o acompanhem para conhecer dois outros que estou desenvolvendo, o Guaraná Cerebral e o Cosmológica. É só acessar meu profile aqui ao lado e dar uma olhadinha em ambos.
    Agradeceria se postassem comentários de sugestões e críticas e, ainda mais se decidissem acompanha-los também.
    Desde já obrigado e tudo de bom prá todos.

    ResponderExcluir